quinta-feira, março 23, 2006

LANÇAMENTO DA OBRA:

“ESTUDO E ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL”

Associando-se à comemoração dos 25 anos da criação da Licenciatura de Administração Pública da Universidade do Minho, a Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da mesma Universidade, em colaboração com o Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública e com o apoio do Centro de Estudos de Administração Pública vai promover a apresentação do livro Estudo e Ensino da Administração Pública em Portugal, a ter lugar no Salão Medieval (Largo do Paço) no dia 27 de Março pelas 18h30m. A apresentação pública da obra contará com a presença especial do Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, autor do prefácio.

Além dos professores J. A. Oliveira Rocha, J. Filipe Araújo, António F. Tavares, Pedro J. Camões e Sílvia M. Mendes do referido Departamento da Universidade do Minho, colaboram ainda neste volume os Professores João Faria Bilhim do Instituto de Ciências Sociais e Políticas daUniversidade Técnica de Lisboa e Rui de Figueiredo Marcos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É coordenador desta obra, editado pela Escolar Editora, o Professor António F. Tavares, a qual inclui ainda uma nota introdutória do Professor Lúcio Craveiro da Silva, reitor da U.M. quando o curso foi lançado.

Os temas abordados cobrem diversos aspectos relevantes no ensino e investigação da Administração Pública enquanto disciplina científica nas universidades portuguesas, com destaque para a Universidade do Minho. As dificuldades de afirmação da Administração Pública enquanto área autónoma do conhecimento e a importância crucial das subdisciplinas de Gestão Pública e Políticas Públicas nesse processo de desenvolvimento são os traços marcantes desta obra. Os autores sublinham as raízes históricas no domínio do Direito e da Gestão que influenciaram a evolução da disciplina. Provando a vitalidade desta área do conhecimento e da nova geração de cientistas que começa a despontar, a investigação aplicada em Políticas Públicas, em particular nos domínios das Finanças Locais e das Políticas Criminais, merece igualmente um lugar de destaque neste volume.
A participação nesta sessão, promovida pela Biblioteca Pública de Braga,está aberta a todos quantos nela desejarem participar.

Sem comentários: